Tabela Fipe Carros

A Tabela Fipe Carros expressa os valores médios de veículos no mercado nacional, servindo de base para negociações de compra e venda de veículos, avaliação por parte da seguradoras e cálculo para o pagamento do IPVA.

Obviamente que os valores efetivamente praticados variam em função de alguns fatores como o estado, o modelo do carro, cor, estado de conservação, acessórios, itens opcionais e uma série de outros quesitos que possam interferir diretamente nas condições de oferta e procura.

A Tabela Fipe de Carros não considera veículos para uso empresarial e veículos especiais. Para saber o valor médio destes veículos, faça uma pesquisa de mercado em concessionárias ou até mesmo diretamente na fábrica, já que, nestes casos podem ocorrer descontos devido às características do veículo.

Para consultar o valor médio de um carro, acesse o site www.fipe.org.br, clique em “Índice” no topo da página e, em seguida, em “Preço médio de veículos”, no menu lateral. Escolha a opção “Consulta de Carros e Utilitários Pequenos”. Na página que irá abrir escolha a tabela de referência, a marca, o modelo e o ano do veículo que você deseja consultar. O resultado da sua pesquisa irá aparecer logo abaixo, constando as informações que você pesquisou e o preço médio do carro. Se desejar, você também pode imprimir a consulta. É só clicar em “imprimir esta consulta”.

Você também precisa saber que,  o ano da Tabela Fipe de Carros deve ser consultada conforme o ano do carro. Desta forma, se você deseja comprar um carro 2001, deve consultar a Tabela Fipe referente ao mesmo ano, isso porque a Fundação Instituto de Pesquisas Econômica atualiza a tabela constantemente com o objetivo de identificar valores e modificar as necessidades do mercado O cálculo dos valores médios de carros é sempre feito em moeda nacional, mesmo se o carro procurado for importando. Por falar nisso, a Tabela Fipe de Carros traz as marcas e modelos das marcas mais populares no país como Fiat, Ford e Chevrolet, a marcas mais sofisticadas como BMW, Ferrari e Audi. A consulta por modelos pode ser feita com veículos cujo ano é de 1985 até o ano atual.

A maior vantagem da Tabela Fipe de Carros é que ela vale tanto para carros usados quanto para carros novos. Mas lembre-se, a tabela é apenas uma base de consulta, os valores realmente praticados dependem de uma séria de fatores e até mesmo do poder de negociação de quem compra ou vende.

Outra vantagem é que a Tabela Fipe de Carros leva em conta não apenas os itens básicos como marca, modelo e ano do veículo, mas o estado de conservação do automóvel, cor, tipo de pintura e acessórios vindos de fábrica ou opcionais. O estado onde o carro está localizado também é considerado, já que a Tabela Fipe, de modo geral, pontua diferença de valores de uma região para outra.

1 comentário

Deixe um comentário