Rally dos Sertões 2014 – Equipe Suzuki Jimny

Pela primeira vez no maior evento off-road do País, dois Suzuki 4×4 fizeram parte do grid da categoria Production-T2 – originais de fábrica com adaptações de segurança para competição – e concluíram o desafio nesse sábado
Na 22ª edição do Rally dos Sertões, que começou em Goiânia (GO) no dia 23 de agosto, dois Jimnys 4×4 fizeram sua estreia no maior evento off-road do País. Competindo na categoria Production-T2, as duplas Marcelo Mendes/Luis Felipe Eckel (#344) e Juliano Diener/Gilson Rocha (#341) embarcaram em uma experiência única e percorreram mais de 2.608 quilômetros a bordo do Jimny. O roteiro passou por sete cidades diferentes, dois Estados e somou 60% de trechos especiais com aventura e adrenalina 4×4. A grande chegada foi nesse sábado, 30 de agosto, em Belo Horizonte.

Valentes, robustos e resistentes, os Jimnys completaram o desafio do Rally dos Sertões 2014 passando por muitas erosões, pedras, trial e areia, em trechos de média e alta velocidade. Conquistaram a 5ª posição, com o Jimny #344 – Marcelo Mendes/Luis Felipe Eckel, e 10º lugar com o Jimny #341 – Juliano Diener/Gilson Rocha, na classificação da categoria Production-T2.

“Durante a prova os Jimnys apresentaram um resultado acima do esperado e uma surpresa positiva em cada uma das etapas. As trocas de peças foram preventivas e o carro está inteiro. Tudo deu certo com o trabalho em equipe e o time inteiro está de parabéns! Valeu a pena! Foram muitos dias longe de casa, conquistamos o 5º lugar e realizamos o sonho de participar do Rally dos Sertões”, celebrou Marcelo Mendes, piloto do Jimny #344.

Os Jimnys saíram da linha de produção e foram adaptados com itens de segurança exigidos pela FIA. Entre as mudanças, constam o santo antônio, sistema de extintor com acionamento interno e externo, bancos concha e cinto com seis pontos e um tanque de combustível com maior autonomia. O 4×4 manteve aproximadamente 90% da sua construção original de fábrica.

“A Suzuki escolheu essa categoria para a estreia com o intuito de comprovar a robustez, força e desempenho off-road do Jimny. Praticamente originais de fábrica, os veículos foram adaptados com itens essenciais exigidos pela organização para a segurança dos pilotos e navegadores. Os resultados finais foram positivos. No total, foram utilizados apenas dois jogos de pneus no carro #341, três no #344, sem desgastes ou furos. Algumas peças de suspensão e de reposição foram substituídas por precaução, e os Jimnys completaram a prova prontos para mais 2.608 quilômetros”, ressaltou Luiz Rosenfeld, presidente da Suzuki Veículos do Brasil.

Os pneus escolhidos para equipar os Jimnys foram Pirelli Scorpion MTR, por apresentar alta resistência a impactos laterais, ótima tração e auto-limpeza. Esses são os mesmos pneus originais do Jimny 4SPORT, comercializados nas concessionárias Suzuki, ideais para uso misto on e off-road. Outros itens importantes que contribuíram para a eficiência e performance, foram os lubrificantes Mobil-1 5-30 no motor, Mobil 80-90 nos diferenciais e Mobil 75-80 para a transmissão.

“O Jimny foi muito valente durante a prova. Superou todos os obstáculos, sem nenhum problema, e mostrou um desempenho acima do normal. As substituições de peças foram preventivas, a equipe foi sensacional e tivemos um aprendizado diário ao conhecer ainda mais o carro. Agora podemos comprovar aos nossos clientes a força do Jimny, um veículo que encarou com sucesso o Sertões. Estou pronto para outro rali e tenho certeza que o Jimny também”, explicou Juliano Diener, piloto do Jimny #341 e concessionário Suzuki.

Deixe um comentário