Dicas para comprar um carro usado

Esse artigo é um guest post escrito pelo Everson Tavares do blog Tudo de Auto.

Muitos dizem que comprar um carro 0 Km é sinônimo de jogar dinheiro fora, isso pelo simples fato de o carro cruzar a porta da concessionária e já ser desvalorizado grandes porcentagens de seu valor de venda.

Há quem defenda a compra de veículos usados, os famosos seminovos estão em alta, já que proporcionam ao comprador um preço atrativo, além de diversos outros benefícios como garantia, isenção de IPVA e/ou seguro, tanque cheio e outras promoções.

Por mais que se tome cuidado ao comprar um carro usado há sempre um risco envolvido nisso. É quase impossível prevermos quebras ou então se as expectativas do comprador serão atingidas.

Com base nessa dúvida listamos algumas dicas primordiais que devem ser seguidas antes de realizar a compra de um carro usado. Confira:

Dicas para comprar um carro usado

1- Test-Drive é muito importante

Antes de comprar um carro, dê uma volta com ele. Se possível leve seu mecânico de confiança junto. Atente-se a barulhos, estado de suspensões, funcionamento do motor, condição do pneu e principalmente quilometragem marcada no painel. Infelizmente adulteração de quilometragem ainda é uma prática muito comum nos dias de hoje.

2- Atente-se ao mercado de carros

Existem carros que ninguém compra, são os verdadeiros micos. Antes de comprar um carro, tenha em mente quais são os micos e fuja deles, você pode até pagar barato, mas certamente quando quiser se desfazer do veículo, terá uma dor de cabeça imensa.

3- Se possível compre o carro de alguém que conhece

Essa é a melhor forma de realmente conhecer o veículo usado que está comprando. Seja de um amigo, de um conhecido ou então de um parente. Dessa forma você saberá as reais condições em que o veículo se encontra e dificilmente será enganado (o que pode acontecer em estacionamentos e concessionárias).

4- Procure em locais diferentes

Não fique preso apenas a sua cidade. Pesquise sobre preços e estados de carros em outras cidades também, a internet é de grande ajuda para isso. Caso encontre o veículo que tanto quer e o mesmo esteja em boas condições ligue para o proprietário vá ao seu encontro e realmente avalie o estado de carro. Bons negócios são feitos dessa forma.

5- Analise o histórico do carro

Com base no documento e na placa do veículo é possível “puxar” todo o histórico do carro saber se o veículo foi furtado, se o veículo foi batido e/ou recuperado e saber se possui dívidas e multas. Parece complicado, mas é mais simples do que possa parecer.

Comprar um carro é a grande vontade de muitas pessoas, mas ciladas podem acontecer. Ao seguir essas dicas as chances de você cair em algum tipo de problema são minimizadas e você pode enfim procurar seu carro usado com um pouco mais de segurança, o que evitará problemas futuros.

 

Deixe um comentário